"[...] o ato de conhecer é tão vital como comer e dormir, e eu não posso comer ou dormir por alguém [...] assim, a busca do conhecimento não é preparação para nada, e sim VIDA, aqui e agora." Madalena Freire

sexta-feira, 12 de março de 2010

Alunos da UFAL e UFRJ apresentaram trabalho em Congresso Regional

Autores: Maria Rita de Cássia Batista Maia – UFAL –mariaritacassiamaia@hotmail.com

Rodrigo de Oliveira Siqueira – UFRJ - Rodrigooliveira021@yahoo.com.br

Marília Moraes Silva - UFAL – ma.lia_moraes@hotmail.com

RESUMO

Sabemos que o Brasil por ser um país extenso e obter uma das maiores populações do mundo, é comum também que dentre seus habitantes e regiões geográficas existam diferenças educacionais, culturais e sociais. O presente estudo procurou mostrar as diferenças existentes entre os cursos de Educação Física atualmente, lecionados nas faculdades UFRJ e UFAL. Alunos de ambas as faculdades pesquisaram e realizaram a aplicação de um questionário aos alunos, com perguntas diretas sobre alguns pontos relevantes: estrutura física, estrutura pessoal, política, expectativas trabalhistas depois de graduado, dentre outros. Com o intuito de mostrar que existe uma grande diferença entre o que os alunos esperam e o que realmente é a faculdade de Educação Física no Estado em que não estudam, foram feitos também estudos abordando os mesmo pontos perguntados no questionário, relatando de fato o que acontece dentro de cada Universidade. Com os resultados obtidos, podemos observar que realmente existe uma dessemelhança grande entre as duas Escolas nos aspectos que foram analisados. Portanto, os dados utilizados no estudo servirão para debatermos construtivamente sobre as diferenças existentes em ambos os cursos, pautando a melhoria das Escolas.


Pesquisa que será apresentado por Rita, minha amiga, no EREEF 2010 (Encontro Regional dos estudantes de educação física) nos dias 1,2,3 e 4 de abril em Aracajú-SE.Vamos torcer pra ela e seus outros 2 companheiros nesse estudo. Boa sorte Rita que tudo dê certo e que Deus te ilumine!

3 comentários: