"[...] o ato de conhecer é tão vital como comer e dormir, e eu não posso comer ou dormir por alguém [...] assim, a busca do conhecimento não é preparação para nada, e sim VIDA, aqui e agora." Madalena Freire

sábado, 6 de março de 2010

Documentário "Do luto à luta"


Do luto à luta é um documentário brasileiro sobre a síndrome de Down. É uma doença genética que traz como consequência retardo mental. O documentário mostra que os Down podem ter uma vida com qualidade, esse documentário é utilizado no Ambulatório “Um olhar especial” do HU/UFAL, o vídeo é distribuído entre os pais que tem filhos com Down.

O documentário mostra uma total desinformação tanto dos pais quantos de alguns médicos, há um caso que o médico da noticia da síndrome de Down dizendo “Seu filho nasceu Mongolóide”, outros pais achavam que sua filha não andaria.

Outro aspecto ressaltado no vídeo é a falta de sensibilidade em informar aos pais sobre o diagnóstico muitas vezes dito em uma frase sem muita explicação com termos grosseiros em um corredor de hospital.

A síndrome de Down traz com ela vários problemas desde odontológicos a problemas na coluna. Na educação física dois problemas devem nos chamar atenção, os Down podem trazer consigo problemas cardíacos e na coluna, por isso, é imprescindível exames antes de qualquer atividade física.

No vídeo, eles praticam atividades como dança e “hipismo” (na verdade era uma atividade que envolvia cavalos podendo ser também equoterapia), em outro momento aparecem surf, natação, futebol e vôlei.

Alguns mitos também foram desvendados no vídeo como a expectativa de vida, mostrando Down com mais de trinta anos, mostrando outro que faleceu com 52 anos e também mostra que a vida sexual pode ser normal, mas com a ressalva que se um Down tem um filho com uma pessoa que não tem Down, essa criança tem 50% de chance de nascer com Down e se dois Down resolvem ter um filho a criança tem 2/3 de chance de nascer Down.

Bom galera, postagem de estreia desse novo layout e o blog cheio de ferramentas espero que vocês tenham gostado. Um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário