"[...] o ato de conhecer é tão vital como comer e dormir, e eu não posso comer ou dormir por alguém [...] assim, a busca do conhecimento não é preparação para nada, e sim VIDA, aqui e agora." Madalena Freire

sábado, 10 de outubro de 2009

Que reflexo!


Com certeza vocês devem ter ouvido essa expressão em vários jogos de futebol ou outros esportes que existe um goleiro. Na verdade o goleiro não defende de reflexo ele tem um aspecto muito bem desenvolvido no seu treinamento. O TEMPO DE REAÇÃO. Essa confusão entre reflexo e tempo de reação é bem comum no meio esportivo e reforçada pelos meios de comunicação que não tem nenhuma preocupação em informar os telespectadores dos termos corretos do esporte. Então, vamos caracterizar reflexo e tempo de reação:
-Reflexo: Ele não pode ser treinado. É uma reação involuntária, súbita, muito simples, sem premeditação. Ex.: voce vê uma panela e vai pega-la só que você não sabia que ela estava quente imediatamente ao toca-la você sente que vai se queimar, então, tira a mão rapidamente.
-Tempo de reação: É o espaço de tempo entre o estímulo e a resposta motora, ou seja, as defesas de futebol de curta distancia exige um bom tempo de reação.
Lembrando que levamos os textos com uma linguagem leve sem muitos termos técnicos o mais coloquial possível, mas se quer saber mais sobre o assunto acesse: treinandogoleiros.com.br.


Um Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário