"[...] o ato de conhecer é tão vital como comer e dormir, e eu não posso comer ou dormir por alguém [...] assim, a busca do conhecimento não é preparação para nada, e sim VIDA, aqui e agora." Madalena Freire

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Idade cronológica x Idade biológica


Um médico estava fazendo sua caminhada matinal, quando viu uma velhinha sentada no degrau de sua varanda fumando um cigarro.
Curioso, ele foi até ela e perguntou:
- “Não pude deixar de notar como a senhora parece feliz! Qual o seu segredo”?
- E ela respondeu:
- “Eu fumo 10 cigarros por dia”. “Antes de ir pra cama eu fumo um grande baseado. Fora isso, eu bebo uma garrafa de Jack Daniels toda semana e só como besteiras. Nos finais de semana, tomo pílulas, faço sexo e não faço nenhum exercício físico”.
O médico espantando disse:
- “Isso é extraordinário! Quantos anos a senhora tem”?
- E ela respondeu:
- “Trinta e quatro”.


O exemplo acima clareia as definições de idade cronológica e idade biológica, a 1° é a contagem dos anos de sua vida a partir do nascimento e a biológica é o que seu corpo aparenta ter, mas essa é uma questão muito polêmica.
A alguns anos pesquisas com esse enfoque não atraiam a comunidade cientifica, mas atualmente existe várias pesquisas nesse segmento. O que se sabe é que elas(id.crono. e id. bio.)não tem ligação e que discutir a idade biológica de uma pessoa ainda é um pouco delicado pois não existem parâmentos(pelos menos nos
materias que li)então, analisar visualmente a idade de uma pessoa torna-se subjetivo,você pode olhar pra mim e achar que tenho uns 22 anos, mas eu me acho com carinha de 16anos.
Sabemos também que hábitos saudavéis interferem positivamente em nosso corpo, não é nenhum "antídoto da juventude", mas uma boa alimentação aliado a atividades físicas regulares com uma privação de vícios garante uns anos a mais de vida.
Obrigado por lerem estou encerrando mais um postagem por aqui, sem mais de longas :P,continuem lendo! E sugestões de conteúdo são sempre bem aceitas.

Um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário