"[...] o ato de conhecer é tão vital como comer e dormir, e eu não posso comer ou dormir por alguém [...] assim, a busca do conhecimento não é preparação para nada, e sim VIDA, aqui e agora." Madalena Freire

sábado, 5 de dezembro de 2009

A importância da educação física nas series iniciais


Ao se discutir educação física vários pontos de vista aparecem sobre velhos questionamentos, não é de hoje que a educação física(EF) debate modo de avaliação, conteúdos a serem ministrados nos níveis de ensino, reprovação, atividades inclusivas entre outros. É de se salientar que os estudiosos desses temas divergem em vários aspectos o que fortalece ainda mais a discussão.
A uma vantagem nessa divergência que não existe “o caminho de tijolos de ouro”, temos a autonomia de elaborar uma grade de acordo com o diagnostico da turma, com os aspectos culturais e regionais e com a estrutura que a escola oferece. Esse ultimo quesito é a grande deficiência das escolas brasileiras, escolas com alto poder aquisitivo desfrutam de grandes estruturas esportivas, enquanto, escolas publicas não tem nenhum espaço para as aulas praticas da EF o que de certa forma acentua a diferença social entre as crianças.
A importância da EF nas series iniciais (não defini um ciclo, explicarei ao decorrer do artigo), é que nas series iniciais a criança tem a sua ludicidade muito presente onde o brincar esta muito presente em todos os momentos da aula, a EF preconiza isso, o lúdico, privar as crianças do brincar trocando jogos e brincadeiras por textos não decorrentes da idade e prende-los numa sala de aula, pode trazer sérias conseqüências para sua vida adulta.
A educação infantil é a fase onde as crianças armazenaram a maior quantidade de informação sobre os sentimentos, sobre o certo e errado, hierarquia, etc. Aí onde entra a educação física. Trabalhar a criança no seu emocional compete a nós também, estimular desconsideração de gênero pode ser trabalhado nas aulas de EF, fazendo com que nas dinâmicas meninos e meninas ocupem o mesmo espaço e grau de importância na atividade é uma solução, estimular o toque entre os alunos é uma passo para a desmistificação do “clube do bolinha” e “clube da Luluzinha” usando também o mito da área que nos pertence de que homens jogam futebol e mulheres só fazem ginástica ou balé.
Esse trabalho pode ser desenvolvido nas series até que eles obtenham um grau de maturidade que os façam transcender e alcançar uma nova concepção de educação física escolar, por isso que não especifiquei o ciclo porque na rede publica o ensino infantil não é valorizado o governo só assume a responsabilidade pelos estudos da criança a partir dos 6 anos, então muitas crianças irão pular essa etapa o que possivelmente pode ser recuperado depois.
Um abraço a todos.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Bocha Adaptada


Nessa última semana de 17 a 19 de Novembro participei de um mini curso de Bocha adaptada. Antes dos professores iniciarem a explanação, várias perguntas atormentavam minha cabeça: o que é bocha? como se joga? tem bola no meio? com que deficiências posso trabalhar a bocha? quais benefícios da bocha para os alunos? enfim...
A bocha adaptada surgiu com objetivo de oportunizar vivências motoras para pessoas com paralisia cerebral. o jogo funciona em uma quadra dividida por seis boxs, podendo ser jogado em equipe, duplas ou individual. o objetivo é jogar a bola o mais próximo da bola alvo(branca), que recebe algumas denominações: Jack e Bola alvo são alguns, quem conseguir chegar mais próximo ao final da parcial marca um ponto ou mais dependendo de outros fatores.
Já algum tempo venho me interessando e me informando sobre atividades físicas adaptadas, e sempre percebo que os esportes adaptados não conseguem abranger inúmeras deficiências. E a bocha se destaca por essa qualidade pois é um esporte que o jogador pode lançar a bola com qualquer parte do corpo. A bocha trabalha a motricidade do aluno, raciocínio, percepção, conciencia corporal entre outros.
A importância de se aplicar bocha na educação escolar justifica-se pela caracteristica de ser um esporte inclusivo e a educação escolar está pouco a pouco desfazendo essa imagem de "extensão do clube" essa visão de aulas pela manhã e esporte a tarde está cada dia perdendo espaço.
Espero ter sido breve passei um tempinho sem postar mais espero que goste do esporte e se informe porque é um esporte muito legal e deveria ser empregado na escola.

Critica: AS quadras poliesportivas na verdade não são poliesportivas, são "TETRAesportivas" porque sõ vemos a marcação de quatro esportes nela: handebol, futsal , volei e basquete. Por uma quadra realmente poliesportiva marquem bocha e outro esportes na quadra.

UM abraço a todos.

sábado, 7 de novembro de 2009

Espreguiçar-se ajuda a alongar os músculos

Quando ficamos em uma mesma postura por muito tempo, uma parte dos músculos se ressente, seja por estarem alongados ou contraídos, explica o professor de Educação Física, Carlos Ugrinowipsch, da Universidade de São Paulo. Mesmo com o corpo parado, durante o sono o sistema nervoso envia impulsos elétricos para os tecidos musculares, provocando tensão na região. O ato de espreguiçar movimenta os músculos e ativa a circulação sangüínea, diminuindo a tensão e preparando o corpo para uma nova atividade.

Espreguiçar-se é tão benéfico para o organismo que praticamente todos os animais o fazem. Mas algumas vezes também pode causar dor. No músculo existem os fusos, estruturas que regulam o comprimento das fibras do tecido e não permitem que ele se estique demais. O fuso é um mecanismo de proteção; quando exageramos no alongamento, ele dispara a dor para avisar que é hora de parar.

É bem comum quando acordamos levantarmos rápido para sair de casa e logo após sentirmos dores nas costas ou torcicolo... aí dizemos: "como foi que eu dei um "jeito" na coluna?" Descobriram a resposta? ela está acima, depois de uma noite inteira dormindo,ás vezes, numa mesma posição, seu corpo está todo contraído e quando acordamos nem ligamos para esse fator e saimos pra trabalhar, estudar entre outros.
O ideal seria que reservassemos um pouco de tempo ao acordar para alongar os músculos não é necessário nenhum personal trainer para isso, só o ato de espreguiçar-se é de grande benefício para o corpo.
Não possso esquecer de falar do bocejo o grande companheiro após acordar ou quando estamos com sono, ele é importante para exercitar os musculos da face que ficaram imóveis durante a noite. Na face temos o muúsculo mais forte do corpo humano que é o maxilar.( na mulher o músculo mais forte é a língua que ela usa pra fofocar o dia inteiro... piadinha sem graça ¬¬')

Um abraço a todos.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Isso é ser professor!


O Professor Está Sempre Errado !!!
O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
(Jô Soares)

É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado...
Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta ao colégio, é um 'caxias'.
Precisa faltar, é um 'turista'.
Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato..
Chama a atenção, é um grosso.
Não chama a atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances do aluno.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.
O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, deu 'mole'.
É o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele.

(fonte - Revista do Professor de Matemática, no. 36,1998.)


Eita vida difícil!!

Um abraço a todos.

Idade cronológica x Idade biológica


Um médico estava fazendo sua caminhada matinal, quando viu uma velhinha sentada no degrau de sua varanda fumando um cigarro.
Curioso, ele foi até ela e perguntou:
- “Não pude deixar de notar como a senhora parece feliz! Qual o seu segredo”?
- E ela respondeu:
- “Eu fumo 10 cigarros por dia”. “Antes de ir pra cama eu fumo um grande baseado. Fora isso, eu bebo uma garrafa de Jack Daniels toda semana e só como besteiras. Nos finais de semana, tomo pílulas, faço sexo e não faço nenhum exercício físico”.
O médico espantando disse:
- “Isso é extraordinário! Quantos anos a senhora tem”?
- E ela respondeu:
- “Trinta e quatro”.


O exemplo acima clareia as definições de idade cronológica e idade biológica, a 1° é a contagem dos anos de sua vida a partir do nascimento e a biológica é o que seu corpo aparenta ter, mas essa é uma questão muito polêmica.
A alguns anos pesquisas com esse enfoque não atraiam a comunidade cientifica, mas atualmente existe várias pesquisas nesse segmento. O que se sabe é que elas(id.crono. e id. bio.)não tem ligação e que discutir a idade biológica de uma pessoa ainda é um pouco delicado pois não existem parâmentos(pelos menos nos
materias que li)então, analisar visualmente a idade de uma pessoa torna-se subjetivo,você pode olhar pra mim e achar que tenho uns 22 anos, mas eu me acho com carinha de 16anos.
Sabemos também que hábitos saudavéis interferem positivamente em nosso corpo, não é nenhum "antídoto da juventude", mas uma boa alimentação aliado a atividades físicas regulares com uma privação de vícios garante uns anos a mais de vida.
Obrigado por lerem estou encerrando mais um postagem por aqui, sem mais de longas :P,continuem lendo! E sugestões de conteúdo são sempre bem aceitas.

Um abraço a todos.

sábado, 24 de outubro de 2009

" Potes de Massa" para ganhar músculos


Na maioria dos casos, alimentação é suficiente para alcançar resultados

Os suplementos alimentares estão em alta nas academias. Existem aqueles que prometem aumentar músculos, os que dizem dar mais energia e até os que afirmam eliminar as gordurinhas extras. Mas até que ponto eles são saudáveis e garantem resultados positivos?

"Os suplementos funcionam como um complemento da alimentação. Na maioria dos casos, são indicados para pessoas que apresentam uma carência muito grande de determinado nutriente", explica a nutricionista Camila Garcia, da equipe do setor de Nutrição Preventiva do Hospital do Coração, de São Paulo. "Mas, em geral, uma alimentação equilibrada já faz esse papel, seja para prática de exercícios ou para o dia a dia."

Além disso, os nutrientes mais encontrados nos suplementos podem ser repostos facilmente com um prato de comida bem montado. "A maioria dos suplementos são compostos de carboidratos, proteínas e aminoácidos, que são nutrientes presentes em quantidade suficiente dentro de uma alimentação saudável", diz Camila.

Mas, em alguns casos, eles precisam estar presentes, como explica o triatleta Fabio Keiti."Faz menos de um ano que comecei a fazer uso do suplemento BCAA. Ele protege meu sistema imunológico e ajuda a manter a massa muscular, graças à quantidade de vitaminas e proteínas. Minha alimentação é regulada, mas minha nutricionista resolveu incrementar a dieta já que alguns nutrientes e vitaminas estavam apresentando queda", explica.

Para ganhar músculos

Se o objetivo é ficar com mais músculos, o ideal mesmo é pegar no pesado. Não existe milagre. "Embora muitos suplementos aleguem o benefício de ganhar massa muscular, a única coisa que efetivamente aumenta os músculos é o treinamento. Uma alimentação adequada para o pré e pós-treino é o suficiente para atingir essa meta", explica. Consumir suplementos de proteína pode ajudar. Mas só quando existe uma deficiência do nutriente no organismo ou quando a pessoa não consegue adequar sua alimentação, por ocorrências do dia a dia, por exemplo. Mas, vale lembrar que só uma nutricionista pode fazer esse diagnóstico.

Já o personal trainer, Ivaldo Larentis afirma, que os suplementos também podem ser bem eficientes. "Existem pessoas que não conseguem consumir a quantidade necessária de proteínas no dia a dia, seja por restrições alimentares ou pela falta de tempo, por isso que os suplementos como o Isopro Whey, da Probiótica (o produto contém proteína isolada do soro de leite e não apresenta carboidratos) , podem apresentar resultados positivos", diz o especialista. "Sempre que meus alunos apresentam dificuldade na hora de ganhar músculos, sugiro uma consulta a um nutricionista", diz.

Os perigos do uso sem prescrição

O uso de suplementos sem indicação médica oferece diversos riscos para a saúde. Entre eles, o fígado e os rins estão na lista dos pontos mais prejudicados, já que a maioria dos suplementos apresentam uma grande quantidade de proteínas que sobrecarregam esses órgãos. "Em excesso, os suplementos podem levar ao ganho de peso e gordura corporal. Isso acontece porque, quando combinados a uma alimentação inadequada, eles aumentam a quantidade de calorias que não conseguem ser revertidas para massa muscular, principalmente, se existe a sobrecarga de nutrientes, como as proteínas", explica a nutri.

"Suplementos só devem ser utilizados sob orientação profissional. Existem muitas fórmulas com diversos ingredientes. Deve-se avaliar qual é a real necessidade de sua utilização. Existem pessoas, por exemplo, que apresentam dificuldade de quebra de comidas e absorção de nutrientes; essas sim devem fazer a utilização dos suplementos alimentares", explica.
Então pessoal, essa matéria completa esta no site educacaofisica.com.br retirei alguns trechos e colequei no blog, pois, não tenho total domínio do assunto.
Amigos procurem uma orientação profissional com saúde não se brinca.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Discutindo a educação escolar


Há alguns dias recebi um texto sobre esse assunto de um amigo onde suas ideias e pontos de vista concordam em gênero, número e grau com minha corrente de pensamento sobre a educação.
Já faz um tempo que venho refletindo sobre o modelo atual das escolas, como o capitalismo transformou a objetivo principal da educação, formar cidadãos, em secundário. Preparando os alunos visando apenas provas de vestibulares e outros testes formando verdadeiras "máquinas do saber" sem nenhuma capacidade de reflexão com o simples objetivo de atrair mais "Clientes".
Lá vou eu saindo do foco da discussão, enfim, baseado no que foi dito acima levanto a bandeira pegando como embasamento em Freire, para ele fomos treinados para agir em função do individual onde na verdade os problemas mais graves do mundo exige ações dirigidas a coletividade, que a educação não evolui e continua exclusiva.
A algum tempo convivo com um grupo de surdos, onde sempre me sinto um "estranho no ninho" por não ter o domínio da LIBRAS(língua brasileira de sinais) isso me desperta a curiosidade, por que não podemos ter libras na educação básica? por que é mais importante línguas estrangeiras a língua brasileira de sinais?
Será que ouvintes e surdos não podem fazer parte da mesma sociedade? A barreira da comunicação é cruel para as pessoas a sensação de não ser compreendido é terrível.
Nos esportes são marginalizados pois não podem competir nos jogos tradicionais com as pessoas "ditas normais" tampouco nos paraolímpicos pois a surdez não prejudica o desempenho físico então levariam vantagem... mas onde está a vantagem em excluir pessoas de competições desportivas? Perguntas que só esse público pode responder,mas a sociedade insiste em marginaliza-los.
Espero que ao lerem reflitam sobre o verdadeiro papel da escola. E abram a mente e questionem por quê a escola não pode abordar mais temas como: historia da arte, danças regionais, cinema entre outros e não ficar presas a molde regressivo de educação.
Obrigado Pedro Hermes pelo texto que me enviou espero ter defendido bem a ideia.


Um abraço a todos.

domingo, 11 de outubro de 2009

Vovô ou Vovó já se confundiram?


Amigos olha mais uma utilidade pública, mas agora pra falar da 3° idade, falar pra vocês as causa da confusão mental dos idosos.
Um dos professores de medicina da Usp certa vez indagou seus alunos: quais as causas que fazem vovô ou a vovó terem confusão mental? Alguns responderam "tumor na cabeça" outros " Mal de alzheimer" ambos errados. Então, o professor disse os 3 responsáveis mais comuns:
1-diabetes descontrolado;
2-infecção urinária;
3-A família passar o dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficam em casa sozinhos.
Parece brincadeira mais os idosos não sentem muita sede é preciso sempre ta oferecendo líquidos a eles. Geralmente eles desidratam rápido e atinge todo o organismo podendo causar confusão mental abrupta(súbita), queda de pressão arterial, aumento dos batimentos, coma e até a morte.
Aos 60 anos nosso corpo possui um pouco mais de 50% de agua, isso faz parte do envelhecimento, causa das rugas (perda de líquidos),então, a cada duas horas tem que está oferecendo frutas, sucos, gelatina tudo que for de liquido para seus "velhos".
Não trate como um carma quem sorriu e chorou com você, quem sempre esteve ao seu lado.

Um grande abraço a todos.

sábado, 10 de outubro de 2009

Que reflexo!


Com certeza vocês devem ter ouvido essa expressão em vários jogos de futebol ou outros esportes que existe um goleiro. Na verdade o goleiro não defende de reflexo ele tem um aspecto muito bem desenvolvido no seu treinamento. O TEMPO DE REAÇÃO. Essa confusão entre reflexo e tempo de reação é bem comum no meio esportivo e reforçada pelos meios de comunicação que não tem nenhuma preocupação em informar os telespectadores dos termos corretos do esporte. Então, vamos caracterizar reflexo e tempo de reação:
-Reflexo: Ele não pode ser treinado. É uma reação involuntária, súbita, muito simples, sem premeditação. Ex.: voce vê uma panela e vai pega-la só que você não sabia que ela estava quente imediatamente ao toca-la você sente que vai se queimar, então, tira a mão rapidamente.
-Tempo de reação: É o espaço de tempo entre o estímulo e a resposta motora, ou seja, as defesas de futebol de curta distancia exige um bom tempo de reação.
Lembrando que levamos os textos com uma linguagem leve sem muitos termos técnicos o mais coloquial possível, mas se quer saber mais sobre o assunto acesse: treinandogoleiros.com.br.


Um Abraço a todos.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Lei de Gérson


A expressão lei de Gérson caracteriza a pessoa que "gosta de levar vantagem em tudo" no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em beneficio próprio, sem se importar com questões éticas e morais. A expressão originou-se em uma propaganda, de 1976, para os cigarros vila rica, na qual o meia armador da seleção brasileira de futebol era o protagonista. Gérson era fumante e na sua profissão, jogador de futebol, o cigarro implica diretamente no rendimento, então, na copa de 1970 Gérson fumou escondido durante toda a copa do mundo.
No comercial dos cigarros vila rica dizia que essa marca era mais vantajosa por ser melhor e mais barata que as outras, e no final Gérson dizia:
-Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também!
Essa expressão apareceu hoje em uma aula para ilustrar uma discussão sobre o verdadeiro papel do professor de educação física, nosso papel na escola assim como todos que trabalham no âmbito escolar, é educar o individuo para a vida e não formar atletas. Vamos deixar esse trabalho para os clubes e vamos focar o ensino da educação física na escola para educar.
Obrigado por lerem mais um texto meu e espero ter acrescentado algo a vocês.


Um abraço a todos.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Pra galera do Gatorade



Caros amigos não espantem-se com o título da matéria, na verdade não estou fazendo nenhuma campanha contra o gatorade minha ideia é alertar atletas de fim de semana, atletas que não tem uma rotina de exercícios rígida e aquelas pessoas que tomam o gatorade e outras bebidas isotonicas apenas porque acham gostoso.
Galera o gatorade é uma bebida isotonica que ajuda atletas de alto rendimento a repor os sais minerais perdidos durante provas de longa duração para uma recuperação mais rápida, exemplificando um atleta de maratona após 42 quilometros de prova terá uma perda de líquido severa ele terminará a prova a beira da exaustão física, ai é onde entra a bebida isotonica que vai auxiliar na recuperação do atleta.
Agora você que ta ai lendo que pega um "raxa" de fim de semana com amigos e que joga meia hora e sai do jogo abre a mochila pra tomar aquele maravilhoso gatorade de laranja, na velha capa, está gradativamente fazendo mal a si mesmo porque você vai ingerir muitos sais contidos na bebida, vai fazer seus rins trabalharem e eles vão expelir os sais pela urina, mas com o tempo o excesso dos sais vai fazer com que você sofra uma das patologias mais comuns nos rins os cálculos renais(pedra nos rins).
Bom pessoal nossa primeira postagem, espero que gostem tentei deixar o texto o mais enxuto possível para uma leitura rápida e dinâmica. Agradecer a um amigo que me contou em uma conversa informal que " adora beber gatorade" e a partir dai contei a ele sofre os malefícios da bebida em excesso. Espero que ajude alguém ou que informe ficarei muito feliz por poder dividir com as pessoas uma informação que recebi.

Um grande Abraço a todos!