"[...] o ato de conhecer é tão vital como comer e dormir, e eu não posso comer ou dormir por alguém [...] assim, a busca do conhecimento não é preparação para nada, e sim VIDA, aqui e agora." Madalena Freire

domingo, 17 de janeiro de 2010

Diferença entre Diet e Light


Autora: Wanessa Pereira, estudante de Nutrição -Ufal

Devido à intensa procurar por hábitos mais saudáveis e inovadores, as indústrias alimentícias têm oferecido cada vez mais produtos ditos como diet e light, porém, a maioria dos consumidores não tem a mínima idéia qual a diferença entre produtos diet e light. Você conseguiria diferenciar?

Bem, o intuito dessa discussão é esclarecer de forma dinâmica e clara a diferença das expressões diet e light, que causa tantas confusões aos consumidores. De acordo com a legislação brasileira em vigor, os termos diet e light são utilizados na designação de alimentos para fins especiais, ou seja, cada um desses termos se restringe a particularidades diferentes. Então, a expressão diet refere-se à ausência de algum nutriente seja eles, carboidratos, gorduras, aminoácidos, sódio ou outros, e são designados para pessoas que possuem alguma disfunção ou distúrbio físico ou metabólico, como diabéticos ou hipertensos, sem a necessidade de que o produto seja menos calórico.

O produto diet não significa que o alimento teve redução calórica, mas sim ausência de algum nutriente. Um exemplo bem prático é o chocolate diet que tem o intuito de ser oferecido para diabéticos e não para quem quer emagrecer, uma vez que o mesmo é ausente de açúcar, mas é rico em gordura, portanto seu valor calórico é elevado.

Já o alimento light são aqueles destinados a pessoas que querem ou precisam emagrecer, uma vez que esses alimentos devem ter, no mínimo 25% menos de algum componente calórico, seja ele, açúcar, gordura, entre outros. São aqueles que apresentam a redução de qualquer um de seus componentes (açúcar, gordura, proteína) tendo como referência o produto do mesmo tipo, e não tem fim especifico como os produtos diet.

Por isso, devemos observar atentamente a tabela de composição (rótulos) dos produtos. Pois a redução ou a ausência de algum ingrediente modifica alguma característica (consistência, sabor, odor...) do produto e para que não altere a qualidade do produto final faz a substituição desse ingrediente. Um exemplo, alguns queijos e requeijões light têm menos calorias por reduzir gorduras, entretanto, para manter a consistência aumenta-se o sal; portanto, o produto não é indicado para hipertensos. Outro exemplo, um bolo diet não terá açúcar e poderá ser consumido pelos diabéticos; mas pode ter até um valor calórico igual ou maior do que um bolo "comum", pois o açúcar será substituído por um adoçante artificial e pode haver a adição de algum componente calórico, como gordura, leite, etc. A confusão é perigosa, principalmente para diabéticos, proibidos de consumir açúcar.

O termo diet e light é muito utilizado nos rótulos dos alimentos, podendo confundir o consumidor no momento de adquirir algum produto. Entretanto é importante conferir a composição no rótulo, para saber se têm as características necessárias para quem vai consumir.

Um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário