"[...] o ato de conhecer é tão vital como comer e dormir, e eu não posso comer ou dormir por alguém [...] assim, a busca do conhecimento não é preparação para nada, e sim VIDA, aqui e agora." Madalena Freire

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Bafana Bafana


Campeonatos estaduais sempre mexem com os torcedores, mas destaco essa taça Guanabara não pelo botafogo ou qualquer outro que saísse com o título... Pra falar a verdade tô pouco me lixando para o campeonato carioca, mas o que chamou a atenção foi a transformação do time após a troca de técnico: Estevam Soares (não sei escrever o nome dele) pelo “multiétnico” e folclórico Joel Santana.
Joel Santana deu mais uma prova que o técnico não é aquele cara que só reclama e assiste a um jogo de uma posição privilegiada. Ele soube aproveitar a derrota por 6 a 0 para o Vasco (que custou a cabeça de Estevam) para mexer com o emocional da equipe. Usou de malandragem na semifinal onde aconselhou seus comandados a pressionar o arbitro em lances duvidosos (que deu resultado em alguns lances), reconheceu o superioridade do conjunto do flamengo e montou a equipe para jogar no erro do adversário e acabou deixando o téc. Andrade no bolso. Na final não foi diferente e repetindo a dose vitória sobre o Vasco.
O que mais chama atenção é o fato do elenco do botafogo ser o mais limitado dos 4 grandes, o que enaltece ainda mais o trabalho de Joel Santana. Então é isso aí gente abraços.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Vai uma cervejinha aí?


ESTUDO ACONSELHA ATLETAS A BEBER CERVEJA TODOS OS DIAS
Autor: Adilson Rocha Ferreira, licenciando em Educação Física na Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

Além de matar a sede e relaxar, a cerveja ajuda na recuperação após a prática esportiva. A afirmação é do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha, que apresentou um estudo defendendo o consumo moderado da cerveja para os atletas como fonte de hidratação diária.

O estudo "Idoneidade da cerveja na recuperação do metabolismo dos desportistas", apresentado nesta terça-feira, foi baseado em relatórios e pesquisas de especialistas em medicina, fisiologia e nutrição da Universidade de Granada com o aval do CSIC. Segundo o documento, os componentes da cerveja ajudam na recuperação do metabolismo hormonal e imunológico depois da prática desportiva de alto rendimento e também favorece a prevenção de dores musculares.

A tese é defendida pelo cardiologista e ex-jogador de basquete da seleção espanhola, Juan Antonio Corbalán, medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles (1984). O estudo foi realizado em dois anos e recomenda o consumo de três tulipas de 200 ml de cerveja (ou de 20g a 24g de álcool) para homens e duas para mulheres (10g a 12g) por dia; volume que os autores do relatório definem como moderada.

Cerveja ou suco de laranja?

De acordo com os pesquisadores, a cerveja contém 95% de água e é a bebida alcoólica com menor gradação (5% em média). Uma tulipa de 200 ml possui 90 calorias, o mesmo que um copo de suco de laranja. Para chegar a essa conclusão de consumo na dieta de desportistas, os cientistas fizeram pesquisas com 16 atletas universitários com idades entre 20 e 30 anos, em boa forma física e que alcançavam uma velocidade aeróbica máxima (VAM) de 14 km/h.

Além disso, todos deveriam ser consumidores habituais e moderados de cerveja, manter uma dieta mediterrânea, não ter hábitos tóxicos nem antecedentes familiares de alcoolismo. Os testes foram feitos durante três semanas em baterias diárias de uma hora de corrida, sob calor de 35º, 60% de umidade relativa e duas horas de pausa para hidratação.

Nesse intervalo os atletas bebiam água ou cerveja (máximo de 660 ml), alternando as bebidas em cada pausa de hidratação para comparar resultados.

"Tão boa quanto água"

A conclusão foi que a cerveja permitia recuperar as perdas hídricas e as alterações do metabolismo tão bem quanto a água. Os cientistas usaram parâmetros indicativos como: composição corporal, inflamatórios, imunológicos, endócrino-metabólicos e psico-cognitivos (coordenação, atenção, campo visual, tempos de percepção-reação, entre outros) para comprovar que o álcool não afetava a atividade de hidratação.

O estudo destaca ainda que a cerveja contém substratos metabólicos que substituem algumas substâncias perdidas durante o exercício físico como aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes. Mas apesar desta defesa do consumo da cerveja, os pesquisadores espanhóis afirmam que o consumo nunca deve passar da moderação, porque o excesso de álcool não se metaboliza e, por isso, afeta o sistema nervoso central.

No caso dos desportistas a recomendação do relatório é beber durante as refeições. Nunca momentos antes de praticar exercícios nem logo depois. O intervalo indicado para a cervejinha da hidratação é de duas horas antes ou depois de suar.

Hora de mais um recomeço!


Fim de Férias!

Nossa quanta coisa rolou nesses quase 3 meses de férias, foi um alívio descansar por todo esse tempo. Estou na metade da minha graduação e posso dizer com segurança que não sou o mesmo de 2 anos atrás. Em 2008 ingressei no curso com uma idéia bem diferente do que era, de universidade e de futuro, hoje muitas coisas ficaram claras para mim, mas ainda tenho muito o que aprender.

Agora vamos entrar numa etapa decisiva do curso, o 5 ° período é onde tem inicio os estágios, onde descobriremos realmente o que será de nós na profissão.

Em 2010 tenho muitos planos, muita coisa pra fazer e muita coisa para estudar espero sempre ter disposição o que vem me faltando nas semanas finais dos semestres.

Com o tempo cada vez mais escasso acredito que minhas postagens não vão ser regulares, mas ainda sim continuaremos conversando sobre educação física nas horas vagas, pois tudo é educação física, carnaval é educação física... o que seria de Ivete Sangalo sem o preparo que tem... o que seria de mim que passei o carnaval em uma cidade cheia de ladeira sai em 7 arrastões e 4 shows até amanhecer... apesar que quando acabou fiquei 3 dias deitado :S.

A educação física muito presente em nosso cotidiano mesmo assim o Brasil não dá à mínima!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Finalizando as curiosidades dos alunos de academias!


Qual o melhor banho depois de uma atividade física?
“Com água fria, pois o corpo está aquecido depois da atividade física e a água fria vai acelerar o processo para o corpo voltar à temperatura normal.”
Além de ser mais refrescante um banho com água fria pelo menos aqui em Alagoas que na sombra a temperatura deve ser uns 35° ao meio dia.
O que dor muscular tardia?
“Este desconforto ocorre quando um indivíduo exercita-se mais do que seu corpo suporta ou estimula a musculatura a exercícios diferentes do que está acostumado.”
O que são câimbras? O que fazer?
“são contrações musculares involuntárias com fortes dores. Devemos descansar os músculos, beber líquidos, alongar, e consumir alimentos ricos em potássio.”
Por que eu devo fazer alongamento?
“O alongamento prepara o corpo para as atividades físicas, no qual o aumento da temperatura corporal eleva-se a força da contração muscular.”
Lembrando que temos que perguntar mesmo para nossos professores o que acontece com nosso corpo porque além de termos a preocupação com nossa saúde, esses questionamentos funcionam como uma avaliação do trabalho do professor, Pois no mercado existe muitas pessoas despreparadas e o maior prejudicado é o aluno.
Obrigado, Um abraço a todos.