"[...] o ato de conhecer é tão vital como comer e dormir, e eu não posso comer ou dormir por alguém [...] assim, a busca do conhecimento não é preparação para nada, e sim VIDA, aqui e agora." Madalena Freire

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Bocha Adaptada


Nessa última semana de 17 a 19 de Novembro participei de um mini curso de Bocha adaptada. Antes dos professores iniciarem a explanação, várias perguntas atormentavam minha cabeça: o que é bocha? como se joga? tem bola no meio? com que deficiências posso trabalhar a bocha? quais benefícios da bocha para os alunos? enfim...
A bocha adaptada surgiu com objetivo de oportunizar vivências motoras para pessoas com paralisia cerebral. o jogo funciona em uma quadra dividida por seis boxs, podendo ser jogado em equipe, duplas ou individual. o objetivo é jogar a bola o mais próximo da bola alvo(branca), que recebe algumas denominações: Jack e Bola alvo são alguns, quem conseguir chegar mais próximo ao final da parcial marca um ponto ou mais dependendo de outros fatores.
Já algum tempo venho me interessando e me informando sobre atividades físicas adaptadas, e sempre percebo que os esportes adaptados não conseguem abranger inúmeras deficiências. E a bocha se destaca por essa qualidade pois é um esporte que o jogador pode lançar a bola com qualquer parte do corpo. A bocha trabalha a motricidade do aluno, raciocínio, percepção, conciencia corporal entre outros.
A importância de se aplicar bocha na educação escolar justifica-se pela caracteristica de ser um esporte inclusivo e a educação escolar está pouco a pouco desfazendo essa imagem de "extensão do clube" essa visão de aulas pela manhã e esporte a tarde está cada dia perdendo espaço.
Espero ter sido breve passei um tempinho sem postar mais espero que goste do esporte e se informe porque é um esporte muito legal e deveria ser empregado na escola.

Critica: AS quadras poliesportivas na verdade não são poliesportivas, são "TETRAesportivas" porque sõ vemos a marcação de quatro esportes nela: handebol, futsal , volei e basquete. Por uma quadra realmente poliesportiva marquem bocha e outro esportes na quadra.

UM abraço a todos.

sábado, 7 de novembro de 2009

Espreguiçar-se ajuda a alongar os músculos

Quando ficamos em uma mesma postura por muito tempo, uma parte dos músculos se ressente, seja por estarem alongados ou contraídos, explica o professor de Educação Física, Carlos Ugrinowipsch, da Universidade de São Paulo. Mesmo com o corpo parado, durante o sono o sistema nervoso envia impulsos elétricos para os tecidos musculares, provocando tensão na região. O ato de espreguiçar movimenta os músculos e ativa a circulação sangüínea, diminuindo a tensão e preparando o corpo para uma nova atividade.

Espreguiçar-se é tão benéfico para o organismo que praticamente todos os animais o fazem. Mas algumas vezes também pode causar dor. No músculo existem os fusos, estruturas que regulam o comprimento das fibras do tecido e não permitem que ele se estique demais. O fuso é um mecanismo de proteção; quando exageramos no alongamento, ele dispara a dor para avisar que é hora de parar.

É bem comum quando acordamos levantarmos rápido para sair de casa e logo após sentirmos dores nas costas ou torcicolo... aí dizemos: "como foi que eu dei um "jeito" na coluna?" Descobriram a resposta? ela está acima, depois de uma noite inteira dormindo,ás vezes, numa mesma posição, seu corpo está todo contraído e quando acordamos nem ligamos para esse fator e saimos pra trabalhar, estudar entre outros.
O ideal seria que reservassemos um pouco de tempo ao acordar para alongar os músculos não é necessário nenhum personal trainer para isso, só o ato de espreguiçar-se é de grande benefício para o corpo.
Não possso esquecer de falar do bocejo o grande companheiro após acordar ou quando estamos com sono, ele é importante para exercitar os musculos da face que ficaram imóveis durante a noite. Na face temos o muúsculo mais forte do corpo humano que é o maxilar.( na mulher o músculo mais forte é a língua que ela usa pra fofocar o dia inteiro... piadinha sem graça ¬¬')

Um abraço a todos.